Bàbá Altair T'Ògún

“Homens admiráveis, jamais serão esquecidos...”

 

A Falando de Axé, com grande CARINHO e ADMIRAÇÃO, presta esta homenagem a memória do Saudoso Bàbá Altair T’Ògún.

Altair Bento Oliveira – Altair T’ògún, um sacerdote que enfrentou preconceitos e os venceu, na luta de apresentar o conhecimento e tornar público algo que ele, por egoísmo talvez, poderia ocultar e guardar pra si.

Altair revolucionou, e se hoje muitos “Ògán” e “sacerdotes” da nação Ketu em especial, sabem cantar corretamente algumas cantigas dos orixás, se deve principalmente ao trabalho deste brasileiro e sacerdote que mais se aproximou da visão Iorubá, de que o conhecimento deve ser transmitido e não enterrado.

Altair T’ògún infelizmente se foi, porém, felizmente seu conhecimento estará eternizado entre nós, em suas obras, que mesmo quando são copiadas e mesmo que não seja dado a ele os devidos créditos, todos sempre saberão que ele serviu de fonte.

E no dia de hoje, prestamos essa simples e humilde homenagem ao pesquisador, sacerdote e professor, Bàbá Altair T’ògún, que nos deu a imensa honra de sua amizade nas redes sociais e reconhecendo nosso trabalho e de nossa revista, revista esta que visa o mesmo que ele visou num passado, desenterrar o conhecimento e transmiti-lo a todos, para que o conhecimento não volte ao tumulo.

 

Bàbá T’ògún, Sún re o!

 

Por Zarcel Carnielli (Ilésire Òsàlásínà Omigbàmi)